Contos pedagógicos: A revolta da bola de futsal

Contos pedagógicos é uma série de textos em formatos de pequenas histórias para trabalhar diferentes temas ligados ao cotidiano escolar. No conto de hoje trago um tema muito comum enfrentado por professores de Educação Física que é o momento da prática esportiva dentro da quadra. Geralmente os meninos querem impor suas opções e preferências e, nesse caso, o professor deve aproveitar o momento para dialogar sobre a importância do respeito ao próximo e saber dividir os espaços que devem ser comuns a todos. Aproveite e deixe um comentário sobre o que achou do texto.

A revolta da bola de futsal

Havia uma aula de educação física e todos os alunos estavam ansiosos para começar a jogar. O professor deu a opção de escolherem o jogo que queriam jogar e, sem surpresa, os meninos escolheram o futsal. Eles dividiram a quadra em duas metades e começaram a jogar, deixando pouco espaço para as meninas fazerem outra atividade.

As meninas ficaram frustradas com a situação e tentaram se juntar ao jogo de futsal, mas os meninos não deixavam. "Vocês são fracas demais", disseram eles. "Vão jogar algo mais adequado para vocês".

A bola de futsal, que havia sido colocada de lado enquanto os meninos decidiam o jogo, observava tudo isso com raiva. Ela não gostava de ver as meninas sendo tratadas de maneira diferente e injusta. Finalmente, ela não aguentou mais e decidiu tomar uma atitude.

Ela rolou até as meninas e disse: "Vocês não precisam ficar de fora do jogo só porque são meninas. Mostrem a eles o que vocês são capazes de fazer".

As meninas ficaram surpresas com a bola falando, mas decidiram seguir seu conselho. Elas se juntaram ao jogo de futsal e, para a surpresa de todos, mostraram ser tão boas quanto os meninos. A bola de futsal ficou feliz em ver que finalmente todos estavam jogando juntos e tratando uns aos outros com igualdade.

O professor observava tudo isso com orgulho e resolveu falar com todos os alunos. "A quadra pertence a todos os alunos da escola, independentemente de ser menino ou menina. Todos devem ter o direito de usufruir do mesmo espaço e jogar juntos", disse ele. "Vamos sempre lembrar disso e tratar uns aos outros com respeito e igualdade".

Todos os alunos concordaram com o professor e prometeram continuar jogando juntos e tratando uns aos outros com respeito. A bola de futsal ficou feliz em ver que finalmente a revolta dela tinha dado resultado e todos estavam jogando em harmonia.

Autor: Wadson Benfica

Sugestões de atividades pedagógicas a partir do texto:

1. Discussão em grupo sobre o tema da igualdade de gênero e a importância de tratar todos os alunos da mesma maneira, independentemente de serem meninos ou meninas.
  2. Atividades de redação em que os alunos escrevem um texto sobre o tema da igualdade de gênero e como isso pode ser aplicado em situações do dia a dia.
  3. Debate sobre as diferentes atitudes dos personagens do texto e como elas refletem os estereótipos de gênero.
  4. Atividade de teatro em que os alunos representam cenas do texto e discutem as emoções dos personagens e como elas são expressadas.
  5. Criação de cartazes ou outros materiais de conscientização sobre o tema da igualdade de gênero para serem exibidos na escola.
  6. Atividades de arte, como desenho ou pintura, para expressar sentimentos sobre o tema da igualdade de gênero.
  7. Atividade de música em que os alunos criam uma canção ou letra de música sobre o tema da igualdade de gênero.
  8. Atividades de dança, como coreografias ou expressão corporal, para expressar sentimentos sobre o tema da igualdade de gênero.
  9. Atividades de jornalismo, como pesquisa e escrita de reportagens sobre o tema da igualdade de gênero.
  10. Atividades de ciências, como pesquisa sobre o tema da igualdade de gênero e criação de experimentos para demonstrar a importância da igualdade.