Viradão SAEB de Língua Portuguesa: D2 - estabelecer relações entre partes de um texto

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma ferramenta importante para avaliar o nível de aprendizado dos alunos em todo o Brasil.

Um dos descritores avaliados é "Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto" (D2).

Neste artigo, vamos explorar a importância desse descritor e compartilhar estratégias para ajudar os alunos a desenvolverem essa habilidade crucial de compreensão textual.

A Importância de estabelecer relações textuais

A capacidade de estabelecer relações entre partes de um texto é essencial para uma leitura eficaz e compreensiva. Essa habilidade é importante porque:

1. Compreensão coesa: ajuda os alunos a entenderem como as partes de um texto estão interconectadas, criando um fluxo lógico e coeso.
  2. Retenção de informações: facilita a retenção de informações, pois permite que os alunos conectem conceitos e eventos ao longo do texto.
  3. Análise crítica: capacita os alunos a identificarem padrões, repetições e substituições que podem indicar ênfases, temas centrais e estratégias retóricas do autor.
  4. Comunicação eficaz: prepara os alunos para escreverem e comunicarem informações de maneira coesa e organizada.

Aqui estão algumas sugestões para trabalhar o descritor "Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto" (D2) com os alunos:

1. Explicação de conceitos

Comece explicando os conceitos de repetição e substituição em um texto. Reforce que esses elementos são usados pelo autor para manter a continuidade e a coesão do texto.

2. Leitura em voz alta

Incentive os alunos a lerem o texto em voz alta ou ouvirem uma leitura em voz alta. Isso ajuda a identificar mais facilmente as repetições e substituições à medida que são encontradas.

3. Destaque e anotações

Peça aos alunos que destaquem ou façam anotações sobre as palavras, frases ou conceitos que são repetidos ou substituídos ao longo do texto. Isso os ajuda a visualizar esses elementos.

4. Identificação de pronomes e sinônimos

Enfatize a importância da identificação de pronomes (por exemplo, "ele", "ela", "eles") e sinônimos (palavras que têm o mesmo significado) que são usados para substituir palavras ou conceitos previamente mencionados.

5. Diagramas de fluxo

Ensine os alunos a criar diagramas de fluxo ou mapas conceituais para representar visualmente as relações entre partes do texto. Isso ajuda a esclarecer a continuidade e a estrutura do texto.

6. Discussões em grupo

Promova discussões em grupo em que os alunos possam compartilhar suas observações sobre as repetições e substituições no texto. Isso enriquece a compreensão coletiva.

7. Análise de exemplos

Apresente exemplos de textos que fazem uso eficaz de repetições e substituições para manter a coesão e a continuidade. Discuta como esses elementos contribuem para a compreensão do texto.

8. Atividades de escrita

Desenvolva atividades de escrita em que os alunos pratiquem a criação de textos coesos, fazendo uso de repetições e substituições de forma eficaz.

A habilidade de estabelecer relações entre partes de um texto é fundamental para uma leitura eficaz e compreensiva.

Ao seguir essas estratégias e oferecer oportunidades regulares de prática, os educadores podem ajudar os alunos a desenvolverem essa habilidade crucial.

Lembre-se de que essa habilidade não só é valiosa para o sucesso no SAEB, mas também para a capacidade dos alunos de compreenderem e comunicarem informações de maneira eficaz em todas as áreas de suas vidas.