Viradão SAEB de Língua Portuguesa: D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) desempenha um papel fundamental na avaliação do nível de aprendizado dos alunos em todo o Brasil.

Um dos descritores avaliados é "Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto" (D10).

Neste artigo, exploraremos a importância desse descritor e compartilharemos estratégias para ajudar os alunos a desenvolverem essa habilidade essencial de compreensão textual.

A Importância de identificar as marcas linguísticas

A habilidade de identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto é fundamental para uma compreensão mais profunda e contextualizada. Essa habilidade é importante porque:

1.     Compreensão contextual: ajuda os alunos a entenderem o contexto e a relação entre as pessoas que estão se comunicando no texto.

2.     Interpretação precisa: capacita os alunos a interpretarem as mensagens de forma mais precisa, considerando a perspectiva de quem fala e de quem ouve.

3.     Leitura crítica: desenvolve a capacidade dos alunos de avaliarem o tom, o propósito e a intenção do autor, bem como as estratégias de comunicação usadas.

4.     Comunicação eficiente: prepara os alunos para se comunicarem de maneira eficaz, adaptando sua linguagem e estilo de acordo com o público-alvo.

Aqui estão algumas sugestões para trabalhar o descritor "Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto" (D10) com os alunos:

1. Introdução às marcas linguísticas

Comece explicando o conceito de marcas linguísticas, que são os indícios na linguagem que revelam quem está falando e para quem.

2. Análise de diálogos e conversas

Apresente diálogos ou conversas de exemplo e peça aos alunos para identificarem as marcas que indicam quem está falando e a quem se destinam as mensagens.

3. Uso de pronomes e expressões

Explore o uso de pronomes (eu, você, ele, ela, nós, etc.) e expressões (meu caro, prezado senhor, caríssimos leitores) que indicam a relação entre locutor e interlocutor.

4. Textos narrativos

Leia textos narrativos em primeira e terceira pessoa, discutindo como a escolha do ponto de vista afeta a compreensão e a identificação dos personagens.

5. Análise de cartas e e-mails

Apresente exemplos de cartas, e-mails e mensagens escritas, destacando as convenções linguísticas usadas para endereçar e responder a mensagens.

6. Discussão de propósitos de comunicação

Promova discussões sobre os diferentes propósitos de comunicação, como informar, persuadir, entreter ou instruir, e como as marcas linguísticas variam com esses propósitos.

7. Leitura de textos multivocais

Apresente textos que contenham múltiplas vozes e perspectivas, como debates, entrevistas ou narrativas com personagens diversos.

8. Reflexão crítica

Incentive os alunos a refletirem sobre como a identificação das marcas linguísticas pode afetar a compreensão de um texto e a comunicação eficaz.

A habilidade de identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto é crucial para uma compreensão textual mais profunda e contextualizada.

Ao seguir essas estratégias e oferecer oportunidades regulares de prática, os educadores podem ajudar os alunos a desenvolverem essa habilidade vital.

Lembre-se de que essa habilidade não só é valiosa para o sucesso no SAEB, mas também para a capacidade dos alunos de interpretarem e comunicarem informações de maneira eficaz em diversas situações da vida.