Trabalhadores da educação no Amazonas devem entrar em greve

Há dois anos sem receber reajuste salarial, os professores do Amazonas, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), decidiram entrar em greve. A medida foi tomada em uma assembleia geral que contou com a participação de mais de 2 mil pessoas. A presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues, explicou que a greve é o último recurso que os professores podem utilizar depois de tentativas exaustivas de diálogo e negociação com o governo do estado.

A decisão unânime pela paralisação foi tomada em uma assembleia realizada na Praça da Saudade. Após a reunião, os trabalhadores da rede pública de ensino realizaram uma caminhada pelas ruas do centro de Manaus, expressando sua insatisfação e reivindicando seus direitos.

Os professores exigem um reajuste salarial de 25% referente às datas-bases de 2022 e 2023. Além disso, pedem o cumprimento das progressões por titularidade e tempo de serviço, bem como um plano de saúde para os aposentados da categoria.

Segundo a Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, após a aprovação da greve, o próximo passo é comunicar o empregador - neste caso, o Governo do Estado - e a comunidade escolar sobre a paralisação. A instalação da greve deve ocorrer somente após 72 horas de comunicação ao empregador.

Portanto, a greve será oficialmente instalada em frente à Assembleia Legislativa do Estado no dia 17 de maio, às 9h, conforme explicou Ana Cristina Rodrigues. Durante o período de espera, os professores planejam visitar as escolas para conscientizar mais trabalhadores, pais e estudantes sobre o movimento grevista e suas reivindicações. A categoria espera que a greve provoque um impacto significativo que leve à necessária negociação com o Governo do Estado.

A greve ocorre em um contexto preocupante para a educação no Amazonas. Muitos profissionais da educação e pais de alunos têm expressado preocupação com a deterioração da qualidade da educação em muitas escolas públicas do estado. A falta de investimentos, somada à falta de reajuste salarial, tem impactado diretamente a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.

Os professores, sobrecarregados e desmotivados, estão tendo que lidar com uma carga de trabalho excessiva, muitas vezes sendo obrigados a lecionar em várias turmas, atender a demandas administrativas e ainda se dedicar a horas de preparação de aulas e correção de trabalhos fora do horário escolar. Tudo isso em detrimento de salários que não são compatíveis com o volume e a importância do trabalho que realizam.

O Sinteam acredita que a falta de valorização dos professores tem um impacto direto na qualidade da educação. Ana Cristina Rodrigues, presidente do sindicato, afirmou: 'Não é possível manter um ensino de qualidade sem valorizar seus principais atores: os professores. Nós somos os responsáveis por formar as próximas gerações, e isso requer recursos, tempo e, principalmente, reconhecimento.'

Os professores reforçam que a greve não é apenas uma questão de salários e benefícios, mas também uma luta pela qualidade da educação. Eles afirmam que a falta de investimentos na educação e a consequente degradação das condições de trabalho têm um impacto direto nos estudantes. Portanto, a greve também é uma tentativa de chamar a atenção do público e do governo para a necessidade urgente de melhorias na educação pública do Amazonas.

Diante desse cenário, os professores em greve e o Sinteam estão buscando o apoio da comunidade escolar e da população em geral, na esperança de que, juntos, possam pressionar o governo a atender às suas reivindicações e investir mais na educação do estado.