SAEB 2023: seu guia com 45 simulados gratuitos por DESCRITOR de Língua Portuguesa 5º Ano

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma importante ferramenta para monitorar a qualidade da educação brasileira. Ele avalia os conhecimentos, habilidades e competências dos alunos de escolas públicas e privadas em todo o país e fornece um panorama significativo de nossa educação. Este ano, o SAEB será realizado mais uma vez, e nós, do blog "Online Escola", temos uma contribuição especial a fazer.

Para garantir que os alunos estejam bem preparados e os professores bem orientados, disponibilizamos gratuitamente uma série de 45 simulados de Língua Portuguesa, voltados para o 5º ano do Ensino Fundamental. Estes simulados, que estão nos links da tabela logo abaixo, podem ser usados tanto em sala de aula quanto para estudos individuais em casa. Eles ajudarão os alunos a se familiarizar com o estilo e a estrutura das questões do SAEB, melhorando assim a confiança e o desempenho.

Entendemos a importância do SAEB no panorama educacional brasileiro. Esta avaliação permite que gestores, diretores de escolas, professores e até mesmo famílias compreendam o progresso dos alunos e identifiquem áreas onde mais apoio é necessário. Os resultados do SAEB são usados para desenvolver políticas públicas em educação, orientar a distribuição de recursos e ajudar a definir estratégias de ensino. É, sem dúvida, uma avaliação que tem o potencial de moldar o futuro da educação no Brasil.

Os simulados que oferecemos neste blog foram desenvolvidos levando em consideração os descritores do SAEB, garantindo que abranjam o conteúdo que será avaliado. Cada um deles está pronto para ser baixado e utilizado imediatamente, ajudando a preparar os alunos para a avaliação.

O nosso blog se orgulha de ser uma ferramenta valiosa para professores e alunos. Nossa missão sempre foi apoiar a comunidade educacional, fornecendo recursos de alta qualidade que possam ajudar a melhorar o ensino e a aprendizagem. Acreditamos que a educação é a chave para o futuro e, ao disponibilizar esses simulados gratuitamente, estamos contribuindo para que cada criança possa alcançar seu pleno potencial.

Ao preparar os alunos para o SAEB, estamos não apenas ajudando-os a obter bons resultados na avaliação, mas também a desenvolver as habilidades e o conhecimento de que precisam para ter sucesso no futuro. Cada simulado é uma oportunidade de aprender, de se aprimorar e de se preparar para os desafios que virão.

Então, convidamos você a explorar os links abaixo, baixar os simulados e começar a preparação para o SAEB 2023. Aproveite esta oportunidade de aprender e crescer junto conosco.

Os arquivos estão disponibilizados no Google Drive. Caso não consiga baixar para o seu computador, assista a este tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=plSwDrIwhXs

SIGLA

DESCRITOR

BAIXAR

D1

Localizar informações explícitas em um texto.

D2

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto

D3

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

D4

Inferir uma informação implícita em um texto.

D5

Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

D6

Identificar o tema de um texto.

D7

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D8

Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto

D9

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

D10

Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

D11

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato

D12

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc

D13

Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados

D14

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

D15

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

DOWNLOAD

Sabemos que a preparação para o SAEB é um desafio, mas com o apoio certo, acreditamos que cada aluno pode brilhar. Esperamos que esses simulados sejam uma ferramenta útil em sua jornada para o sucesso na educação

1. o programa foi muito bem elaborado

Respostas
    1. Obrigado. Ficamos gratos em poder contribuir com o sucesso das escolas.

2. Material muito bem elaborado. Obrigada por compartilhar.

Respostas
    1. Eu é que agradeço pelo material poder ajudar no trabalho dos professores.

3. Você tem o material de matemática?

Respostas
    1. Sim. Você pode encontrar neste link: https://www.onlineescola.com.br/2023/05/prepare-se-para-o-saeb-85-simulados-de.html

4. Eu queria saber se tem matéria de matemática

5. Não é possível visualizar os arquivos que estão para download. O que houve?

Respostas
    1. Fizemos algumas atualizações, mas já foi corrigido o problema. O download já está ok.