Plano de aula 1 de História: O Estudo da História

Prezados professores e educadores,

Temos o prazer de anunciar que estamos disponibilizando um plano de aula completo para a matéria de História, especificamente voltado para os professores do 6º ano do Ensino Fundamental II. Este material, intitulado "O Estudo da História - O que é História? O Tempo e a História, as Fontes Históricas", foi cuidadosamente elaborado com o intuito de auxiliar e enriquecer a experiência de ensino-aprendizagem nessa disciplina fundamental.

O objetivo do plano de aula é oferecer aos educadores uma ferramenta valiosa para trabalhar com os alunos a compreensão dos conceitos essenciais relacionados ao estudo da História, desde sua definição até o entendimento das fontes históricas e sua importância na construção do conhecimento histórico.

1. O que é História?

A primeira parte do plano de aula abordará o conceito de História, apresentando de forma clara e acessível a definição dessa ciência e a importância do estudo do passado para compreender o presente e moldar o futuro. Serão utilizados recursos como texto de apoio, imagens e vídeos que instiguem a curiosidade dos alunos e os auxiliem a refletir sobre a relevância do conhecimento histórico em suas vidas.

2. O Tempo e a História

Nesta etapa, os estudantes serão introduzidos ao conceito de tempo histórico e suas diferentes formas de mensuração. Através de atividades interativas e exemplos práticos, os alunos entenderão como os historiadores organizam e interpretam os acontecimentos ao longo dos séculos. Além disso, serão exploradas as noções de continuidade e mudança, para que os alunos possam compreender as transformações que ocorreram ao longo da história da humanidade.

3. As Fontes Históricas

Na última parte do plano, será abordado o tema das fontes históricas e sua relevância na construção do conhecimento histórico. Os estudantes serão apresentados a diferentes tipos de fontes, como documentos escritos, artefatos, fotografias e testemunhos orais, e aprenderão a analisar criticamente essas fontes para obter informações confiáveis sobre o passado.

Simulado de História

Além do texto de apoio e das atividades teóricas, o plano de aula inclui um simulado abrangente sobre os conteúdos trabalhados. O simulado servirá para avaliar o aprendizado dos alunos, consolidar os conceitos ensinados e prepará-los para futuras avaliações.

Também disponibilizamos uma apresentação em Power Point para nortear o trabalho e docente e o link da videoaula sobre este tema. Tudo para contribuir da melhor forma possível com o trabalho docente dos professores e também servir como fonte de pesquisa para pais e alunos.

Não perca essa oportunidade de enriquecer sua prática pedagógica e oferecer aos seus alunos uma experiência educacional estimulante e significativa no estudo da História. Para ter acesso ao plano completo, com todas as atividades, recursos e o simulado, clique no link a seguir: [Insira aqui o link para o download do plano de aula].

Acreditamos que a educação é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e construir um futuro melhor. Esperamos que este material contribua para o sucesso de suas aulas e inspire seus alunos a se tornarem cidadãos críticos e conscientes da importância do conhecimento histórico em suas jornadas.

Faça o download do plano, compartilhe com seus colegas e juntos, vamos desvendar os segredos do passado!

DOWNLOAD DO PLANO DE AULA

DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO EM POWER POINT

ASSISTA À VIDEOAULA  SOBRE ESTE TEMA

Os arquivos estão disponibilizados no Google Drive. Caso não consiga baixar para o seu computador, assista a este tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=plSwDrIwhXs