Plano de aula 3 de História: A Mesopotâmia

Olá caros professores,

É com grande satisfação que apresentamos mais um recurso educacional para enriquecer suas aulas de História: o plano de aula sobre a fascinante Mesopotâmia.

Esse tema é dividido em tópicos essenciais, abrangendo desde a localização geográfica até o cotidiano das cidades antigas.

Acreditamos que esse material será uma valiosa ferramenta para dinamizar suas aulas e atender às expectativas de aprendizagem dos alunos.

PLANO DE AULA

ÁREA DE ENSINO: HISTÓRIA

1º BIMESTRE

TEMA: A Mesopotâmia - Localização, Vida entre os Rios Tigre e Eufrates, Cidades-Estado, Invenções e Legados, Cotidiano das Cidades

Nível de Ensino: 6º ano do Ensino Fundamental

Duração: 1 aula (50 minutos)

Objetivos:

• Compreender a importância da região da Mesopotâmia e sua localização geográfica.
  • Conhecer a forma de vida das antigas civilizações que habitaram entre os rios Tigre e Eufrates.
  • Identificar as características das cidades-estado mesopotâmicas e suas contribuições culturais.
  • Reconhecer algumas das principais invenções e legados deixados pela civilização mesopotâmica.
  • Analisar e descrever o cotidiano das cidades mesopotâmicas.

Recursos Didáticos:

• Mapas e imagens ilustrativas.
  • Quadro e pincel para anotações.
  • Computador e projetor para apresentações.

Desenvolvimento da Aula:

Introdução (5 minutos)

• Apresente o tema da aula: "A Mesopotâmia - Berço da Civilização".
  • Contextualize os alunos sobre a localização geográfica da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, destacando sua importância histórica e econômica.

A Vida na Mesopotâmia (10 minutos)

• Explique como os rios Tigre e Eufrates influenciaram a vida das antigas civilizações, fornecendo água para a agricultura e facilitando o comércio.
  • Descreva as principais características das cidades-estado mesopotâmicas, como Ur, Uruk e Babilônia, ressaltando sua organização social e política.

Invenções e Legados Mesopotâmicos (15 minutos)

• Apresente algumas das principais invenções e avanços tecnológicos desenvolvidos pelos mesopotâmicos, como a escrita cuneiforme, a roda e o sistema numérico sexagesimal.
  • Destaque a importância da escrita cuneiforme para o registro de informações e o legado que deixou para a posteridade.

O Cotidiano nas Cidades Mesopotâmicas (15 minutos)

• Explore o cotidiano das cidades mesopotâmicas, abordando aspectos como religião, educação, agricultura e comércio.
  • Discuta a relevância dos zigurates na vida religiosa dos mesopotâmicos e como essas estruturas se tornaram centros culturais e políticos.

Encerramento (5 minutos)

• Faça uma breve revisão dos pontos principais abordados durante a aula.
  • Estimule os alunos a refletirem sobre a importância da Mesopotâmia como uma das primeiras civilizações da humanidade e seu impacto na história.

Atividade Extra (Para casa ou continuação da aula):

• Peça aos alunos que pesquisem mais sobre uma das cidades-estado ou uma invenção mesopotâmica e elaborem um pequeno texto ou apresentação para compartilhar na próxima aula.

Avaliação:

• A participação dos alunos durante as discussões e atividades em sala de aula.
  • A compreensão dos alunos sobre os aspectos históricos e culturais da Mesopotâmia, verificada nas respostas durante a aula e nas atividades realizadas.

Observações:

• O tempo de duração da aula pode variar de acordo com o ritmo da turma. Caso haja necessidade, o conteúdo pode ser adaptado para uma aula mais longa.
  • Estimule a interação e o diálogo entre os alunos, permitindo que eles compartilhem o que já sabem sobre o tema e façam perguntas. Isso enriquecerá a experiência de aprendizagem.

Contribuindo com o Trabalho Docente:

Nosso objetivo é fornecer recursos que atendam às necessidades dos professores em suas jornadas educacionais. Com esse plano de aula e os recursos adicionais, esperamos facilitar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e cativante.

DOWNLOAD DO PLANO DE AULA COMPLETO

APRESENTAÇÃO EM POWER POINT

VIDEOAULA NO YOUTUBE

Os arquivos estão disponibilizados no Google Drive. Caso não consiga baixar para o seu computador, assista a este tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=plSwDrIwhXs