PROESC: Incentivando a Qualidade da Educação nas Escolas Públicas Municipais de Manaus

Manaus, 27 de Julho de 2023 - O Programa Orçamento na Escola - PROESC está ganhando destaque como uma iniciativa que visa impulsionar a qualidade da Educação Básica nas escolas públicas municipais da cidade de Manaus. Uma iniciativa da SEMED que tem como objetivo de garantir o funcionamento adequado e a melhoria contínua da infraestrutura física e pedagógica, o programa vem se consolidando como um importante instrumento para promover a excelência na gestão educacional.

Autonomia e Autogestão

Uma das características-chave do PROESC é a promoção da autonomia e autogestão das Unidades Executoras (UEx's), permitindo que as escolas tenham mais poder de decisão sobre como utilizar os recursos financeiros suplementares. Essa abordagem visa adequar os investimentos às necessidades específicas de cada instituição de ensino, levando em consideração as demandas do dia a dia escolar.

Envolvimento do Conselho Escolar e Exercício da Cidadania

O programa também valoriza a participação ativa do conselho escolar no processo de tomada de decisões. Ao incluir os representantes da comunidade escolar na gestão financeira, o PROESC promove o exercício da cidadania, incentivando a transparência e a prestação de contas dos recursos públicos investidos na educação.

Repasse para as Unidades de Ensino em 2023

Em 2023, o PROESC disponibilizará um montante de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais) para as Unidades de Ensino. Esse valor representa um aumento significativo de 50% em relação ao repasse do ano anterior. Além disso, o investimento per capita também apresentou um aumento considerável, passando de R$ 38,06 em 2022 para R$ 57,11 em 2023.

Proposta da Secretaria Municipal de Educação de Manaus

A iniciativa do PROESC é resultado de uma proposta da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com o intuito de fortalecer a gestão das escolas municipais e estimular a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, a Semed tem investido esforços para promover uma educação de qualidade e alinhada com as diretrizes e metas estabelecidas pelo órgão.

Realização de Oficinas

Como parte do compromisso em capacitar os gestores escolares para o uso eficiente dos recursos do PROESC, a Secretaria Municipal de Educação realiza oficinas no auditório da pasta. Essas capacitações têm como objetivo preparar os diretores escolares no manejo adequado dos recursos financeiros disponibilizados pelo programa, garantindo que eles sejam aplicados de forma eficaz na melhoria da qualidade do ensino.

O Programa Orçamento na Escola

PROESC tem se mostrado uma iniciativa promissora para fortalecer a Educação Básica nas escolas públicas municipais. Com o envolvimento ativo das comunidades escolares, a valorização da autonomia e a aplicação eficiente dos recursos, espera-se que o programa contribua significativamente para o avanço na qualidade da educação e, consequentemente, para o futuro promissor dos estudantes e da sociedade como um todo.