Conheça o Tinkercad: uma ferramenta gratuita para educação

A tecnologia tem revolucionado a forma como aprendemos e ensinamos, e uma das plataformas que tem se destacado nesse cenário é o Tinkercad. Se você é um educador em busca de ferramentas inovadoras para enriquecer o processo de aprendizado dos seus alunos, o Tinkercad é uma opção empolgante e acessível.

Neste artigo, vamos explorar como acessar e aproveitar o potencial educacional dessa plataforma incrível, que é gratuita e oferece recursos que vão além da simples modelagem 3D.

O que é o Tinkercad?

O Tinkercad é uma plataforma de modelagem 3D baseada em navegador desenvolvida pela Autodesk. Embora seja amplamente conhecida por sua capacidade de criação de modelos tridimensionais, o Tinkercad oferece muito mais do que isso.

Além de permitir que os usuários criem e personalizem objetos em 3D de forma intuitiva, o Tinkercad também é uma ferramenta valiosa para educadores que desejam proporcionar aos alunos experiências práticas e criativas.

Acesso e Gratuidade

Para começar a usar o Tinkercad, tudo o que você precisa é de uma conexão com a internet e um navegador web atualizado.

Acesse o site do Tinkercad (https://www.tinkercad.com/) e crie uma conta gratuita. Com essa conta, você terá acesso a uma série de recursos e ferramentas que podem enriquecer o aprendizado dos seus alunos.

A grande vantagem é que o Tinkercad é totalmente gratuito, tornando-o acessível para escolas, professores e alunos que buscam maneiras interativas de explorar conceitos de design, modelagem 3D, eletrônica e programação.

Recursos para Educação

Uma das características notáveis do Tinkercad é sua versatilidade. Além de modelar objetos em 3D, os educadores podem aproveitar os recursos do Tinkercad Circuits, que permite a simulação de circuitos eletrônicos, incluindo projetos que envolvem placas do Arduino

Projeto com Arduino desenvolvido no Tinkercad

Isso cria uma oportunidade emocionante para integrar conceitos de eletrônica e programação em aulas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Uso do Google Classroom

O Tinkercad não apenas oferece uma experiência de aprendizado individual, mas também é uma ferramenta poderosa para educadores que desejam envolver seus alunos em um ambiente de sala de aula virtual.

Com a integração do Google Classroom, os professores podem criar turmas exclusivas, adicionar alunos e acompanhar o progresso de cada um.

Ao criar uma turma no Tinkercad, os alunos podem acessar projetos atribuídos pelo professor, colaborar em equipes, compartilhar suas criações e receber feedback direto.

Isso facilita a supervisão do progresso, estimula a colaboração entre os alunos e proporciona um ambiente de aprendizado mais dinâmico e envolvente.

O Tinkercad é muito mais do que apenas uma ferramenta de modelagem 3D. É uma plataforma educacional que oferece aos professores e alunos a oportunidade de explorar a criatividade, desenvolver habilidades práticas e aprender conceitos complexos de forma acessível e interativa.

Com sua gratuidade, integração com o Google Classroom e recursos versáteis, o Tinkercad se torna uma escolha excelente para educadores que desejam enriquecer suas práticas de ensino e preparar seus alunos para um futuro repleto de tecnologia e inovação.