Plano de aula 6 de História: os hebreus - sua história, sociedade e legados

Olá, alunos! Hoje vamos embarcar em uma jornada fascinante para explorar a história e os legados dos hebreus. Preparem-se para descobrir como esse povo antigo influenciou nossa compreensão do mundo moderno. Vamos mergulhar juntos nessa aventura histórica!

Duração: 2 aulas (50 minutos cada)

Objetivos:

• Localizar a região geográfica onde os hebreus viveram e compreender sua importância histórica.
  • Analisar a organização social e a religião dos hebreus, destacando seu impacto na vida cotidiana.
  • Identificar os principais legados deixados pelos hebreus e sua relevância para a humanidade.

Texto de apoio:

Os hebreus, também conhecidos como judeus, foram um povo que habitou a região de Canaã, localizada no cruzamento de rotas comerciais cruciais no Oriente Médio.

Canaã, uma terra fértil entre o rio Jordão e o Mar Mediterrâneo, desempenhou um papel vital na história dos hebreus, moldando seu modo de vida e suas crenças.

Através de suas conexões comerciais e culturais, os hebreus foram expostos a diferentes influências, que contribuíram para a riqueza de sua cultura e identidade.

Atividades:

Atividade 1:

Mapa Interativo

Divida a classe em grupos pequenos e forneça mapas em branco da região do Oriente Médio. Peça aos grupos que marquem a localização de Canaã e identifiquem os principais recursos naturais da região. Em seguida, peça que discutam como a localização geográfica influenciou a vida dos hebreus.

Atividade 2:

Organização Social e Religião

Distribua uma tabela comparativa sobre a organização social dos hebreus, incluindo detalhes sobre suas tribos, líderes religiosos e códigos morais. Peça aos alunos que, em duplas, analisem e discutam como essa organização social e religiosa moldaram a vida cotidiana dos hebreus.

Atividade 3:

Legados dos Hebreus

Realize uma discussão em sala de aula sobre os legados dos hebreus, destacando sua ética moral, contribuições culturais e religiosas. Em seguida, peça aos alunos que, individualmente, escrevam um breve parágrafo sobre a importância contínua desses legados na sociedade atual.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados por sua participação nas discussões em sala de aula e na atividade de escrita sobre os legados dos hebreus. Será avaliado o entendimento de como a localização geográfica, a organização social e a religião dos hebreus contribuíram para sua história e legados.

Tarefas Extras (Fora da Escola):

1.   Pesquisa Adicional: Peça aos alunos que pesquisem um aspecto específico da cultura ou religião hebraica e preparem uma breve apresentação para compartilhar na próxima aula.

2.   Diário de Reflexão: Solicite que os alunos mantenham um diário de reflexão, registrando suas reflexões sobre como os legados dos hebreus ainda influenciam o mundo de hoje.

Conclusão:

Nesta aula, exploramos profundamente a história dos hebreus, sua sociedade única e seus legados duradouros. Lembrem-se de que compreender o passado nos ajuda a compreender o presente e a moldar o futuro. Na próxima aula, continuaremos a nossa viagem pelo mundo das antigas civilizações. Até lá!