Plano de aula: vocabulário e expressões básicas em língua inglesa

Seja bem-vindo ao nosso blog de educação! Nesta postagem, apresentamos um plano de aula especialmente desenvolvido para professores que desejam guiar seus alunos na jornada do aprendizado da língua inglesa.

O plano abrange uma variedade de tópicos essenciais, desde cumprimentos e apresentações até números, cores, partes do corpo, animais, alimentos e objetos do cotidiano.

Preparamos atividades interativas e práticas que proporcionarão aos alunos uma experiência imersiva no vocabulário e nas expressões básicas em inglês, criando uma base sólida para seu progresso contínuo no idioma. Vamos explorar juntos esse emocionante mundo do conhecimento linguístico!

Plano de aula: vocabulário e expressões básicas em língua inglesa

Tema: Vocabulário e Expressões Básicas

Objetivos:

• Introduzir e praticar o vocabulário relacionado a cumprimentos, apresentações, números, cores, partes do corpo, animais, alimentos e objetos do cotidiano em língua inglesa.
  • Desenvolver habilidades de audição, fala, leitura e escrita dos alunos por meio de atividades interativas e práticas.

Duração: 90 minutos

Público-alvo: Alunos iniciantes de língua inglesa (Ensino Fundamental ou Ensino Médio)

Recursos Necessários:

• Quadro branco ou flipchart
  • Marcadores coloridos
  • Cartões com imagens de animais, alimentos e objetos do cotidiano
  • Projetor ou dispositivo para reprodução de áudio

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

• Cumprimente os alunos em inglês e peça que respondam da mesma forma.
  • Explique brevemente o tema da aula: vocabulário e expressões básicas em inglês.
  • Liste os tópicos que serão abordados: cumprimentos, apresentações, números, cores, partes do corpo, animais, alimentos e objetos do cotidiano.

2. Cumprimentos e Apresentações (15 minutos)

• Apresente alguns cumprimentos em inglês (Hello, Hi, Good morning, Good afternoon, Good evening) e explique quando usá-los.
  • Role-play: Divida os alunos em pares. Peça que se cumprimentem e façam uma breve apresentação um do outro, usando os cumprimentos aprendidos.
  • Encoraje-os a usar frases completas, como "Hello, my name is [Nome]. Nice to meet you."

3. Números, Cores e Partes do Corpo (20 minutos)

• Apresente os números em inglês de 1 a 20 e as cores básicas.
  • Peça que os alunos repitam os números e as cores após você.
  • Use desenhos no quadro ou cartões com imagens para ensinar partes do corpo em inglês (head, shoulders, knees, toes, etc.).
  • Faça um jogo de simon says ("Simon diz") com as partes do corpo, onde você dá comandos e os alunos seguem apenas se você começar com "Simon says."

4. Vocabulário Relacionado a Animais, Alimentos e Objetos do Cotidiano (30 minutos)

• Mostre imagens de animais, alimentos e objetos do cotidiano.
  • Peça que os alunos repitam os nomes em inglês após você.
  • Divida a turma em grupos e distribua cartões com palavras em inglês. Peça que os grupos organizem as palavras em categorias (animais, alimentos, objetos do cotidiano).
  • Cada grupo apresenta suas categorias e palavras ao restante da turma.

5. Atividade de Consolidação (15 minutos)

• Distribua uma folha de exercícios com questões relacionadas aos tópicos abordados (cumprimentos, números, cores, partes do corpo, vocabulário sobre animais, alimentos e objetos).
  • Os alunos trabalharão individualmente ou em pares para completar os exercícios.
  • Corrija os exercícios juntamente com a turma, esclarecendo eventuais dúvidas.

6. Encerramento (5 minutos)

• Faça uma revisão rápida dos principais pontos aprendidos na aula.
  • Peça que os alunos compartilhem o que mais gostaram ou acharam interessante na aula.
  • Deixe claro que o vocabulário e as expressões básicas são fundamentais para o desenvolvimento do aprendizado da língua inglesa.

Atividade de Casa:

• Peça aos alunos que pratiquem os cumprimentos, números, cores e partes do corpo em situações cotidianas, como cumprimentar alguém de manhã, identificar cores ou partes do corpo em objetos ao redor, etc.

Este plano de aula visa criar uma experiência interativa e envolvente para os alunos, proporcionando-lhes a oportunidade de praticar o vocabulário e as expressões básicas de maneira prática e divertida.