Viradão SAEB de Língua Portuguesa: D7 - Identificar o Conflito e os Elementos da Narrativa

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma ferramenta importante para avaliar o nível de aprendizado dos alunos em todo o Brasil.

Um dos descritores avaliados é "Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa" (D7).

Neste artigo, vamos explorar a importância desse descritor e compartilhar estratégias para ajudar os alunos a desenvolverem essa habilidade essencial de compreensão de narrativas.

A importância de identificar o conflito e os elementos da narrativa

A habilidade de identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa é crucial para uma leitura mais profunda e envolvente. Essa habilidade é importante porque:

1. Compreensão de histórias: ajuda os alunos a compreenderem a estrutura e o desenvolvimento de histórias, tornando a leitura mais significativa e prazerosa.
  2. Análise crítica: capacita os alunos a analisarem as escolhas dos autores na criação de conflitos, personagens e enredos, desenvolvendo habilidades críticas de interpretação.
  3. Desenvolvimento de habilidades de escrita: melhora a capacidade dos alunos de criar e desenvolver narrativas coesas e envolventes.
  4. Empatia e compreensão humana: a compreensão do conflito e dos personagens ajuda os alunos a se relacionarem com as experiências humanas e a compreenderem as complexidades das relações interpessoais.

Aqui estão algumas sugestões para trabalhar o descritor "Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa" (D7) com os alunos:

1. Introdução aos elementos da narrativa

Comece ensinando aos alunos os elementos básicos de uma narrativa, incluindo personagens, ambiente, enredo, conflito e desfecho. Explique como esses elementos se interligam para criar uma história completa.

2. Análise de exemplos

Apresente exemplos de narrativas curtas, contos ou trechos de livros em que o conflito e os elementos da narrativa sejam claramente identificáveis. Discuta com os alunos como esses elementos são construídos no texto.

3. Mapas de história

Utilize mapas de história ou diagramas de enredo para ajudar os alunos a visualizarem a estrutura de uma narrativa. Peça-lhes para identificarem o ponto de partida (situação inicial), o conflito, o clímax e o desfecho em exemplos de textos.

4. Discussão de personagens

Aborde a importância do desenvolvimento de personagens. Peça aos alunos para identificarem características, motivações e mudanças nos personagens ao longo da história.

5. Debate de conflitos

Promova discussões em grupo sobre os diferentes tipos de conflito encontrados em narrativas, como conflito interno, conflito externo, conflito do homem contra a natureza, etc. Peça aos alunos para identificarem exemplos desses conflitos em textos.

6. Leitura e análise de livros

Incentive a leitura de livros de diferentes gêneros e peça aos alunos que identifiquem o conflito gerador do enredo e os elementos da narrativa em suas leituras. Isso os ajuda a aplicar o que aprenderam.

7. Escrita criativa

Desenvolva atividades de escrita criativa em que os alunos criem suas próprias narrativas. Isso os desafia a aplicar os elementos da narrativa de forma prática.

8. Exploração de gêneros literários

Apresente diferentes gêneros literários, como ficção, não ficção, mistério, fantasia, entre outros, e discuta como o conflito e os elementos da narrativa podem variar em cada gênero.

A habilidade de identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa é fundamental para uma compreensão mais profunda e crítica das histórias.

Ao seguir essas estratégias e oferecer oportunidades regulares de prática, os educadores podem ajudar os alunos a desenvolverem essa habilidade crucial.

Lembre-se de que essa habilidade não só é valiosa para o sucesso no SAEB, mas também para a apreciação e criação de histórias que enriquecem nossas vidas.