Viradão SAEB de Língua Portuguesa: D12 - estabelecendo relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma ferramenta essencial para avaliar o nível de aprendizado dos alunos em todo o Brasil.

Um dos descritores avaliados é "Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc." (D12).

Neste artigo, vamos explorar a importância desse descritor e compartilhar estratégias para ajudar os alunos a desenvolverem essa habilidade crucial de compreensão textual.

A Importância de estabelecer relações lógico-discursivas

A habilidade de estabelecer relações lógico-discursivas é fundamental para uma compreensão profunda dos textos. Essa habilidade é importante porque:

1. Compreensão coesa: ajuda os alunos a entenderem como as partes de um texto se conectam e se relacionam, criando um fluxo lógico e coeso.
  2. Interpretação contextual: capacita os alunos a interpretarem o texto dentro de um contexto mais amplo, identificando como as informações se encaixam.
  3. Leitura crítica: desenvolve a capacidade dos alunos de analisarem a estrutura argumentativa e as relações de causa e efeito em um texto.
  4. Escrita eficaz: prepara os alunos para escreverem de forma coesa e organizada, usando conjunções e advérbios para conectar ideias de maneira eficaz.

Aqui estão algumas sugestões para trabalhar o descritor "Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc." (D12) com os alunos:

1. Introdução às relações lógico-discursivas

Comece ensinando aos alunos o que são relações lógico-discursivas e como elas são marcadas por palavras como conjunções (por exemplo, "mas", "porque", "portanto") e advérbios (por exemplo, "então", "assim", "contudo").

2. Identificação de marcadores de relações

Leia textos com os alunos e peça-lhes para identificarem os marcadores de relações lógico-discursivas, destacando as palavras que indicam conexões entre ideias.

3. Mapas de relações

Use diagramas ou mapas conceituais para visualizar as relações lógico-discursivas em textos. Isso ajuda os alunos a representarem as conexões de maneira mais clara.

4. Discussões em grupo

Promova discussões em grupo onde os alunos possam compartilhar suas análises das relações lógico-discursivas em um texto. Isso enriquece a compreensão coletiva.

5. Análise de argumentos

Analise textos argumentativos com os alunos e peça-lhes para identificarem como as conjunções e advérbios são usados para conectar evidências, exemplos e argumentos.

6. Atividades de Escrita

Desenvolva atividades de escrita em que os alunos criem textos que utilizem relações lógico-discursivas para conectar ideias e argumentos de forma coesa.

7. Exploração de textos complexos

Apresente textos mais complexos, como artigos acadêmicos ou ensaios, e peça aos alunos para identificarem as relações lógico-discursivas usadas pelo autor para sustentar sua tese.

8. Reflexão sobre estrutura textual

Incentive os alunos a refletirem sobre como a compreensão das relações lógico-discursivas contribui para uma leitura mais eficaz e uma escrita mais clara.

A habilidade de estabelecer relações lógico-discursivas é fundamental para a compreensão textual e a leitura crítica.

Ao seguir essas estratégias e oferecer oportunidades regulares de prática, os educadores podem ajudar os alunos a desenvolverem essa habilidade crucial.

Lembre-se de que essa habilidade não só é valiosa para o sucesso no SAEB, mas também para a capacidade dos alunos de interpretarem e comunicarem informações de maneira eficaz em diversas situações da vida.