Ministério da Educação anuncia novo piso salarial para professores da educação básica

Ministério da Educação (MEC) publicou, em uma edição extra do Diário Oficial da União em 31 de janeiro, a Portaria n. 61/2024, trazendo um avanço significativo para os profissionais da educação básica em todo o território nacional.

A nova normativa estabelece um reajuste no piso salarial dos professores, marcando um passo importante na valorização desses profissionais essenciais para o desenvolvimento do país.

Detalhes do novo piso salarial

O documento oficializa um aumento de 3,62% no piso salarial da categoria, fixando o valor mínimo para o ano de 2024 em R$ 4.580,57.

Esse reajuste é aplicável a professores da rede pública de todo o país, assumindo uma jornada de trabalho de ao menos 40 horas semanais.

Definição e reajuste do piso salarial

O piso salarial é entendido como o valor mínimo nacional que deve ser pago aos profissionais de uma categoria, sendo, neste caso, uma garantia para os professores da educação básica. O reajuste anual do piso é um mecanismo previsto pela Lei n. 11.738/2008, e seu cálculo é realizado anualmente pelo MEC.

A atualização do valor se baseia no crescimento do valor anual mínimo por aluno dos anos iniciais do ensino fundamental urbano, conforme estipulado pela Lei n. 11.494/2007.

Implementação do piso salarial

A definição do valor do piso salarial é uma responsabilidade do governo federal, mas para que o novo valor seja aplicado, é necessária a oficialização por parte dos estados e municípios através de norma própria. É importante ressaltar que o reajuste não é automático e os salários são pagos pelas prefeituras e estados.

O financiamento para tal provém, em grande parte, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além da arrecadação de impostos.

Origem da informação

Esta atualização foi comunicada oficialmente pela Assessoria de Comunicação Social do MEC, reiterando o compromisso do ministério com a transparência e a valorização dos profissionais da educação em todo o Brasil.

O novo piso salarial representa não apenas um aumento salarial, mas também o reconhecimento da importância dos professores no contexto educacional e social do país. Com a implementação desta medida, espera-se uma melhoria na qualidade de vida dos educadores, bem como um estímulo para a continuidade da excelência no ensino oferecido nas escolas públicas brasileiras.