PLANO DE AULA 2.1 - Adição (1º e 2º ano)

Plano de Aula 2: Explorando a Adição

Objetivos:

• Introduzir o conceito de adição como uma das operações básicas da matemática.
  • Desenvolver habilidades de contagem e soma usando objetos do cotidiano.
  • Aplicar a adição em situações práticas para resolver problemas simples.

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental I (1º e 2º ano).

Duração: aproximadamente 40 minutos.

Materiais Necessários:

• Frutas de plástico ou imagens de frutas (maçãs, bananas, etc.).
  • Balões (reais ou imagens).
  • Folhas de papel e lápis/canetas.
  • Quadro branco ou lousa e marcadores.

Estrutura da Aula

1. Introdução à Adição (5 minutos)

• Atividade: comece com uma história curta sobre uma criança que recebe maçãs e quer saber quantas tem ao todo. Use frutas de plástico para visualizar a história.
  • Discussão: pergunte aos alunos se já precisaram juntar grupos de objetos em casa ou na escola.

2. Conceito de Adição (10 minutos)

• Explicação: introduza a adição como uma maneira de juntar coisas para descobrir quantas existem ao todo. Utilize exemplos visuais, como as frutas ou balões, para demonstrar 2 + 3 e 4 + 2.
  • Prática: deixe que os alunos façam suas próprias somas com os objetos disponíveis.

3. Atividade Prática com Objetos (10 minutos)

• Atividade em Grupo: divida a classe em pequenos grupos e entregue diferentes quantidades de objetos para cada grupo. Peça para somarem quantidades diferentes de objetos.
  • Registro: incentive os alunos a desenharem os objetos e escreverem as somas correspondentes no papel.

4. Aplicação da Adição no Cotidiano (10 minutos)

• Discussão: fale sobre como usamos a adição no dia a dia, como ao colocar a mesa ou ao contar quantos amigos vieram a uma festa.
  • Atividade Individual: peça para os alunos pensarem em uma situação cotidiana onde usariam a adição e desenharem essa situação.

5. Conclusão e Reflexão (5 minutos)

• Discussão: revise os conceitos aprendidos perguntando aos alunos exemplos de adição que eles conhecem ou imaginam.
  • Encorajamento: reforce como a adição é importante e está presente em muitas atividades diárias.

Avaliação

• Observação durante as atividades práticas para avaliar o entendimento e a aplicação do conceito de adição.
  • Análise dos desenhos e somas feitas pelos alunos para verificar a compreensão da adição.

Recursos Adicionais:

• Preparar cartões com problemas simples de adição para os alunos resolverem em casa.
  • Sugerir aplicativos ou jogos educativos que enfatizem a adição para reforçar o aprendizado fora da sala de aula.

BAIXE O MATERIAL COMPLETO: TEXTO DE APOIO, SLIDE, PLANO DE AULA E EXERCÍCIOS

Assista ao vídeo introdutório para este conteúdo: