PLANO DE AULA 2.3 - Adição 5º Ano

Olá caros professores

Trazemos hoje para vocês mais um plano de aula referente à disciplina de Matemática voltada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Além do plano de aula também estamos disponibilizando através do link do Google Drive ao final da postagem os arquivos com o texto de apoio, apresentação em slides e mais dois simulados para verificar a aprendizagem dos alunos.

Plano de aula 2.3

Objetivo Geral:

Desenvolver habilidades avançadas de adição em alunos do 5º ano, aplicando conceitos em situações reais e complexas para aprimorar o raciocínio matemático.

Objetivos Específicos:

• Compreender e aplicar a técnica de "levar" em adições de números grandes.
  • Praticar a adição de múltiplos números.
  • Utilizar estimativas e arredondamentos para verificar a precisão das somas.
  • Resolver problemas do dia a dia utilizando a adição.

Duração: 1 hora.

Materiais Necessários:

• Quadro branco e marcadores.
  • Folhas de papel e lápis.
  • Calculadoras.
  • Problemas impressos envolvendo adição.
  • Cartões com exercícios de adição para atividades em grupo.

Estrutura da Aula

1. Introdução (10 minutos)

• Breve revisão sobre adição básica e introdução ao tema da aula: adição avançada.
  • Discussão sobre a importância da adição em situações do cotidiano.

2. Demonstração (15 minutos)

• Explicar e demonstrar no quadro o processo de adição de números grandes, enfatizando o método de "levar".
  • Exemplo prático no quadro: somar 2.345 + 6.789, mostrando o passo a passo.

3. Atividade Prática Individual (10 minutos)

• Distribuir folhas com problemas de adição que envolvem "levar" e somas de múltiplos números.
  • Os alunos resolvem individualmente, com a possibilidade de usar calculadoras para verificar suas respostas.

4. Atividade em Grupo (15 minutos)

• Dividir a classe em pequenos grupos e entregar cartões com problemas de adição.
  • Cada grupo discute e resolve os problemas, estimulando a colaboração e o pensamento crítico.

5. Discussão e Aplicação no Cotidiano (10 minutos)

• Discutir as respostas dos problemas em grupo e como a adição é aplicada em cenários reais.
  • Exemplo de aplicação: planejamento de um evento, considerando a soma de convidados, custos ou itens necessários.

Avaliação

• Observar a participação nas atividades em grupo e a capacidade de resolver os problemas de adição.
  • Verificar a compreensão do processo de "levar" e a habilidade de fazer estimativas precisas.

Encerramento:

• Revisar os conceitos-chave aprendidos.
  • Encorajar os alunos a continuar praticando adição avançada em diferentes contextos.

Recursos Adicionais:

• Lista de aplicativos e jogos educativos que enfocam adição avançada.
  • Sugestões de atividades práticas em casa que envolvam a adição para reforçar o aprendizado.

Este plano de aula é projetado para engajar alunos do 5º ano em uma aprendizagem ativa da adição avançada, promovendo habilidades matemáticas essenciais de maneira interativa e aplicável ao cotidiano.

BAIXE O MATERIAL COMPLETO: TEXTO DE APOIO, SLIDE, PLANO DE AULA E EXERCÍCIOS