PLANO DE AULA 5: DIVISÃO

Plano de Aula: Descobrindo a Divisão

Objetivo Geral:
Introduzir o conceito de divisão para alunos do ensino fundamental I, mostrando como essa operação básica é usada para compartilhar igualmente e resolver problemas cotidianos.

Objetivos Específicos:

·       Entender a divisão como uma forma de distribuição igual.

·       Praticar operações de divisão simples.

·       Aplicar o conceito de divisão em situações do dia a dia.

Público-alvo:
Alunos do ensino fundamental I.

Duração:
1 hora.

Materiais Necessários:

·       Quadro branco ou lousa e marcadores.

·       Objetos para divisão prática (como sanduíches de brinquedo, frutas de plástico, ou blocos).

·       Folhas de atividades com problemas de divisão.

·       Cartões com operações de divisão para jogo rápido.

Estrutura da Aula

1. Introdução (10 minutos)

·       Iniciar a aula contando a história dos quatro amigos que querem compartilhar igualmente 12 sanduíches.

·       Discutir com os alunos o que eles já sabem sobre divisão e por que ela é importante.

2. Conceito de Divisão (10 minutos)

·       Explicar o conceito de divisão utilizando o quadro, demonstrando como dividir o total de itens pelo número de grupos ou pessoas.

·       Mostrar exemplos simples de divisão e como podemos usá-la para garantir que todos recebam a mesma quantidade.

3. Atividade Prática de Divisão (20 minutos)

·       Dividir a classe em pequenos grupos e distribuir objetos que possam ser divididos igualmente entre os membros do grupo.

·       Pedir para os grupos praticarem a divisão dos objetos, garantindo que cada membro receba a mesma quantidade.

4. Exercícios de Divisão (15 minutos)

·       Distribuir folhas de atividades com problemas de divisão que envolvam situações do cotidiano, como dividir frutas, brinquedos ou lápis.

·       Auxiliar os alunos individualmente, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação de todos.

5. Discussão e Aplicação Cotidiana (5 minutos)

·       Convidar os alunos a discutirem as atividades, compartilhando como resolveram os problemas de divisão.

·       Discutir outras situações cotidianas em que a divisão é útil, incentivando os alunos a identificarem oportunidades de aplicar a divisão fora da sala de aula.

Avaliação

·       Observar a participação e o engajamento dos alunos durante as atividades práticas e a discussão.

·       Avaliar as folhas de atividades para verificar a compreensão e habilidade dos alunos em realizar operações de divisão.

Encerramento:

·       Revisar os conceitos-chave aprendidos sobre divisão.

·       Encorajar os alunos a continuar praticando a divisão em casa, utilizando objetos do dia a dia.

Este plano de aula é projetado para tornar o aprendizado da divisão uma experiência interativa e relevante, mostrando aos alunos como esse conceito matemático básico é aplicado em situações do cotidiano de forma divertida e justa.

BAIXE O MATERIAL COMPLETO: TEXTO DE APOIO, SLIDE, PLANO DE AULA E SIMULADOS