AULA 9 - Espaço e forma: noções de tamanho, formas e posições

Plano de Aula: Explorando Tamanho, Formas e Posições

Objetivo Geral:
Introduzir aos alunos do Ensino Fundamental I os conceitos de tamanho, formas e posições, utilizando atividades práticas para explorar essas noções no mundo ao redor.

Objetivos Específicos:

·       Reconhecer e diferenciar tamanhos (grande, médio, pequeno).

·       Identificar formas geométricas básicas (círculo, quadrado, retângulo, cilindro).

·       Compreender a importância das posições na organização espacial.

Público-alvo:
Alunos do Ensino Fundamental I.

Duração:
1 hora.

Materiais Necessários:

·       Blocos de construção de diferentes tamanhos e formas.

·       Imagens de objetos cotidianos variados.

·       Folhas de papel e lápis de cor.

·       Fichas com desenhos de formas geométricas.

Estrutura da Aula

1. Introdução (10 minutos)

·       Começar com a história de Lucas construindo um castelo com blocos de diferentes tamanhos e formas, destacando a escolha dos blocos baseada em tamanho, forma e posição.

2. Discussão Inicial (5 minutos)

·       Perguntar aos alunos sobre objetos de diferentes tamanhos e formas que conhecem e como os organizariam em um espaço.

3. Atividade Prática com Blocos (15 minutos)

·       Distribuir blocos de construção entre os alunos e desafiá-los a construir estruturas, considerando tamanho, forma e posição dos blocos.

·       Observar e discutir as escolhas feitas pelos alunos durante a construção.

4. Identificação de Formas em Objetos Cotidianos (10 minutos)

·       Mostrar imagens de objetos cotidianos e pedir aos alunos para identificar as formas geométricas presentes.

·       Discutir como o tamanho e a posição desses objetos influenciam seu uso e organização no espaço.

5. Desenho e Aplicação de Conceitos (15 minutos)

·       Pedir aos alunos que desenhem uma cena que inclua objetos de diferentes tamanhos e formas, aplicando o que aprenderam sobre posição.

·       Compartilhar os desenhos com a turma e discutir as escolhas de tamanho, forma e posição.

6. Revisão e Encerramento (5 minutos)

·       Revisar os conceitos de tamanho, forma e posição, destacando como podem ser observados no ambiente ao redor.

·       Encorajar os alunos a continuar observando e pensando sobre esses conceitos fora da sala de aula.

Avaliação

·       Observar a participação e engajamento dos alunos durante as atividades práticas.

·       Avaliar os desenhos dos alunos para verificar a compreensão e aplicação dos conceitos de tamanho, forma e posição.

Este plano de aula visa não apenas ensinar conceitos matemáticos básicos de uma maneira divertida e interativa, mas também estimular a observação e análise crítica do ambiente pelas crianças, promovendo habilidades de pensamento espacial e criatividade.

BAIXE O MATERIAL COMPLETO: TEXTO DE APOIO, PLANO DE AULA E SIMULADOS