Projeto da Escola Municipal Alfredo Linhares promove consciência ambiental e empatia entre os estudantes

Nesta segunda-feira, 2 de outubro, estivemos conhecendo o Projeto da Professora Maria Andréa, que atua na Escola Municipal Alfredo Linhares, uma instituição de ensino pública localizada no município de Manaus, no estado do Amazonas.

A apresentação do foi conduzida com entusiasmo pela Professora Andréa e pelo aluno Jhonatan, que demonstraram um profundo conhecimento adquirido por meio de pesquisas relacionadas à proposta da coordenadora Professora Andréia.

O Projeto em questão, intitulado "I Semana de Meio Ambiente da Escola Municipal Alfredo Linhares" se destaca por sua abordagem inovadora na promoção da conscientização ambiental e da empatia dentro da comunidade escolar.

Este evento especial ocorreu de 5 a 7 de junho de 2023, na quadra da escola, com o objetivo de estimular a interação entre os estudantes e o compartilhamento de ideias para a conservação e preservação do meio ambiente.

A I Semana de Meio Ambiente contou com várias atividades empolgantes, incluindo uma gincana, um concurso de fotografia e um concurso de desenho, cada um com suas respectivas premiações.

Além disso, os concursos de desenho e redação proporcionaram um espaço para a expressão artística dos adolescentes, permitindo que eles expressassem suas preocupações em relação ao futuro do nosso planeta, dos recursos naturais e do ser humano.

Promovendo uma nova consciência ambiental

O Projeto da I Semana de Meio Ambiente da Escola Municipal Alfredo Linhares tem como objetivo principal incorporar a reflexão sobre a construção de uma consciência ambiental na escola e promover a socialização de atitudes, como o respeito mútuo e a empatia, entre todos os membros da comunidade escolar.

Essa iniciativa busca criar um ambiente de aprendizado que enfatiza a importância de conceitos básicos de ciências e promove atitudes de empatia e respeito em relação ao próximo e ao meio ambiente, de maneira descontraída e suave.

Justificativa: educação para um futuro sustentável

A Comunidade Escolar Alfredo Linhares é conhecida por seu pensamento crítico e seu comprometimento com questões sociais e ambientais. Essa consciência é evidenciada por meio de diálogos constantes na escola.

Portanto, tanto os estudantes quanto os pais e outros membros da equipe escolar devem compartilhar conhecimentos e experiências para o benefício de todos.

A construção de um ambiente saudável e equilibrado, assim como a desconstrução e reconstrução de atitudes, são cruciais para atingir esse objetivo.

Os estudantes desempenham um papel vital como multiplicadores de ideias e atitudes, disseminando informações para públicos diversos e contribuindo para uma nova consciência ambiental.

Habilidades e competências para a sociedade do futuro

O Projeto da I Semana de Meio Ambiente da Escola Municipal Alfredo Linhares visa desenvolver habilidades e competências essenciais para a sociedade do futuro.

Isso inclui o aprimoramento do raciocínio lógico, a capacidade de investigação e a habilidade de elaborar argumentos convincentes.

Além disso, os estudantes aprendem a enfrentar problemas em diferentes contextos, expressando suas respostas de maneira clara e utilizando várias formas de comunicação.

A colaboração e o trabalho em equipe são incentivados, à medida que os alunos se envolvem em pesquisas e soluções conjuntas.

Objetivos e metas

O objetivo geral deste projeto é promover um ambiente escolar saudável, destacando a importância do respeito mútuo e da empatia em relação ao meio ambiente.

Além disso, existem objetivos específicos, como a elaboração da Agenda Ambiental da Escola para 2024, a realização do I Concurso de Fotografia e Desenho da Escola, bem como a emocionante Gincana de Meio Ambiente e Conhecimentos de Ciências e Matemática.

Metodologia

A Gincana foi usada como uma ferramenta para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre questões ambientais, ciências e matemática.

Além disso, a análise dos dados da pesquisa foi realizada com a ajuda da Análise Textual Discursiva (ATD), com uma fase de Unitarização para categorizar unidades de sentido. A pesquisa culminou na produção de um texto comunicando os resultados.

Resultados e reflexões

Os concursos de desenho e redação proporcionaram aos estudantes a oportunidade de expressar suas preocupações sobre o meio ambiente e o futuro do nosso planeta.

Muitos alunos destacaram o contraste entre áreas preservadas e degradadas pelo impacto humano, refletindo a conscientização sobre o estado crítico do planeta Terra.

A ênfase em atividades de soletração e conhecimento de matemática na busca por melhorar o IDEB da escola demonstra o compromisso da instituição em estimular a curiosidade dos estudantes e fortalecer suas habilidades.

Conclusão: rumo a um futuro mais sustentável

Diante dos desafios ambientais que enfrentamos, a I Semana de Meio Ambiente da Escola Municipal Alfredo Linhares desempenhou um papel crucial na reflexão e discussão das questões ambientais.

Isso permitiu que os estudantes abordassem problemas no ambiente escolar e buscassem soluções baseadas em evidências científicas e técnicas.

O compromisso da escola em melhorar seu IDEB e promover um ambiente de aprendizado sustentável demonstra o desejo de preparar os alunos para um futuro mais consciente e resiliente.

Este projeto inspirador da Escola Municipal Alfredo Linhares é um exemplo notável de como a educação pode ser uma força poderosa na construção de um mundo mais sustentável e compassivo.

O impacto positivo que essa iniciativa teve na comunidade escolar é evidente e serve como um modelo para outras instituições que desejam promover a consciência ambiental e a empatia entre seus alunos.

É com esperança que olhamos para o futuro, confiantes de que essas sementes de conscientização e empatia continuarão a crescer e prosperar.