Transformando a Educação com Tecnologia: Projeto Inovador na Escola Municipal Carolina Perolina

Alunos apresentando projeto para comissão avaliadora da Feira de Ciências

Data da publicação: 2 de outubro de 2023

Nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, tivemos a oportunidade de conhecer um excelente projeto educacional na Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida, localizada em Manaus, Amazonas.

A professora Raquel de Moraes lidera essa iniciativa que promete inovar no ensino da climatologia urbana para os alunos do 6º ano do ensino fundamental II.

Neste artigo, vamos explorar os detalhes desse projeto e conhecer um pouco mais sobre a importância de se trabalhar com essa metodologia em nossas escolas

O Projeto Científico: Tecnologias Digitais e Climatologia Geográfica

O projeto, intitulado "Tecnologias digitais e Climatologia geográfica: Possibilidades do uso de apps como ferramenta educacional no ensino do clima urbano na Escola Municipal Carolina Perolina," é uma iniciativa visionária da professora Raquel de Morais Vieira, que faz parte da categoria de Anos Finais da instituição.

O projeto se enquadra na linha de pesquisa "Habilidades e competências para a sociedade do futuro."

Equipe de alunos pesquisadores

A equipe de alunos pesquisadores é composta por Rebeca, André e Sarah Emanoelly. Juntos, eles se dedicam a explorar as potencialidades da tecnologia na educação, especificamente no contexto da climatologia urbana.

Resumo do projeto

O projeto tem como principal objetivo investigar como os aplicativos educacionais podem ser utilizados como ferramentas no ensino da climatologia urbana para os alunos do 6º ano da Escola Municipal Carolina Perolina, em Manaus.

O projeto se divide em quatro etapas:

1. Uso do computador e smartphone na perspectiva educacional.
  2. Leitura, interpretação e análise de textos científicos.
  3. Uso de softwares para criação e edição de textos, planilhas e outros.
  4. Utilização de ferramentas para o estudo do clima e tempo, como a construção de climogramas e pluviômetros, entre outras.

O planejamento do projeto envolve a definição de conteúdos, estratégias e materiais didáticos.

A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, que visa descrever e decodificar os componentes complexos relacionados ao ensino da climatologia urbana.

A Importância da climatologia urbana na educação

A climatologia urbana é uma área da ciência que analisa as características climáticas em ambientes urbanos.

Fatores como a densidade de construções e a geometria das ruas influenciam essas características.

Além disso, as tecnologias educacionais desempenham um papel crucial na compreensão de como os fenômenos climáticos afetam as cidades e como as mudanças climáticas podem impactar o meio ambiente e a saúde das pessoas.

Justificativa

A implementação desse projeto é justificada pela necessidade de oferecer uma educação de qualidade aos alunos do 6º ano, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo.

Além disso, a compreensão do clima urbano é essencial para entender as dinâmicas sociais e ambientais nas cidades.

O projeto busca utilizar aplicativos para ajudar os alunos a superar dificuldades e aprofundar seu conhecimento sobre os fenômenos climáticos e meteorológicos.

Campos experienciais e habilidades e competências

O projeto está alinhado com os objetivos educacionais, relacionando padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

Também aborda temas como a circulação atmosférica global, clima versus tempo, elementos e fatores climáticos e o clima da Amazônia.

Promove o desenvolvimento de habilidades de investigação e compreensão do mundo natural e social.

Objetivo geral e específicos

O objetivo geral do projeto é investigar as possibilidades do uso de aplicativos educacionais no ensino da climatologia urbana para alunos do 6º ano na Escola Municipal Carolina Perolina.

Os objetivos específicos incluem o uso de aplicativos de clima nas aulas de Geografia e a avaliação da percepção dos alunos sobre o uso dessas ferramentas educacionais.

Materiais e métodos

O projeto está sendo realizado com turmas do 6º ano, selecionando aquelas com menor rendimento escolar.

A abordagem adotada é qualitativa, com a utilização de questionários fechados. A análise dos resultados será realizada com base em técnicas interpretativas, visando à categorização das respostas dos alunos.

Resultados e discussões

Espera-se que os alunos compreendam de forma clara e objetiva os conceitos relacionados à climatologia urbana com a ajuda dos aplicativos educacionais.

O uso dessas tecnologias pode tornar o ensino mais dinâmico e prático, despertando o interesse dos alunos pela disciplina de Geografia. O projeto contribuirá para a produção de conhecimento científico sobre a relação entre tecnologias educacionais e a compreensão do clima urbano.

O projeto na Escola Municipal Carolina Perolina tem sido uma jornada de descoberta e aprendizado para os alunos envolvidos.

Além de ampliar seus conhecimentos, ele estimulou uma consciência crítica e uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor.

Essa iniciativa promissora demonstra o poder das tecnologias educacionais na transformação do ensino e na preparação dos alunos para os desafios da sociedade contemporânea.

O conhecimento científico agora está ao alcance de todos, graças a projetos inovadores como este.

Parabenizamos toda a equipe de pesquisa coordenada pela Professora Raquel.