Projeto Educativo Utiliza Educaplay para Transformar o Ensino de Geografia

Alunos bolsistas apresentando o projeto para comissão avaliadora

Manaus, AM - A educação é um campo em constante evolução, e os educadores estão constantemente buscando maneiras criativas e eficazes de envolver os alunos em suas salas de aula.

Nesta segunda-feira(02), tivemos a oportunidade de conhecer o Projeto da Professora Maria Francilma, que está sendo desenvolvido dentro  do ensino de Geografia na Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida, localizada na zona leste de Manaus, Amazonas.

O projeto, intitulado "O Uso do Educaplay como Ferramenta Didático-Pedagógica para a Inserção do Lúdico no Ensino da Geografia," tem como objetivo principal tornar o aprendizado de Geografia mais atraente e envolvente para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II.

A professora Francilma e sua equipe de alunos pesquisadores, composta por Artur, Maria Eduarda e Mikaely, têm trabalhado arduamente para alcançar esse objetivo.

Transformando o ensino de Geografia com o Educaplay

A Geografia é uma disciplina fundamental que ajuda os estudantes a compreenderem o mundo ao seu redor.

No entanto, muitas vezes, ela é vista como desinteressante e desafiadora pelos alunos.

O projeto da Professora Francilma busca mudar essa percepção, incorporando o elemento lúdico ao ensino da Geografia.

O projeto foi dividido em quatro etapas:

Etapa 1:

Utilização de documentação indireta sobre a Biodiversidade Brasileira, incluindo vídeos, fotografias e imagens do Educaplay.

Os alunos também tiveram a oportunidade de fazer uma visita in loco à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) na empresa Honda.

Etapa 2:

Após a coleta de informações, os alunos e a professora coordenadora compartilharam esses conhecimentos com as salas de aula por meio do Educaplay e criaram um repositório de informações.

Etapa 3:

Os pesquisadores elaboraram um questionário fechado para os estudantes avaliarem o uso do Educaplay.

Etapa 4:

Foi criado um jogo com base na plataforma do Educaplay, tornando o aprendizado da Geografia ainda mais interativo e envolvente.

Resultados positivos e contribuições

O projeto teve resultados notáveis. Além de tornar o ensino de Geografia mais prazeroso, os alunos produziram jogos didáticos que exploraram os conceitos de Biodiversidade e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Eles compartilharam esses jogos com a comunidade escolar por meio da plataforma Educaplay, enriquecendo o processo de ensino da disciplina.

Essa abordagem ativa de aprendizado demonstrou ser eficaz, não apenas para os alunos, mas também para os professores.

A ludificação das aulas de Geografia facilitou a compreensão dos tópicos estudados e reforçou o conceito de que a educação pode ser divertida e envolvente.

O projeto da Professora Maria Francilma Almeida de Souza e sua equipe de alunos pesquisadores é um exemplo inspirador de como a inovação educacional pode transformar a experiência de aprendizado dos alunos.

Ao utilizar o Educaplay como ferramenta didático-pedagógica, eles conseguiram inserir o elemento lúdico no ensino da Geografia, tornando-o mais atraente e eficaz.

A educação é a chave para o futuro, e projetos como esse demonstram o compromisso e a paixão dos educadores em proporcionar uma educação de qualidade.

Parabenizamos a Professora Francilma e sua equipe pelo trabalho excepcional e inspirador que estão realizando na Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida, contribuindo para a formação de alunos e para o avanço da educação em nossa comunidade.