Projeto na Escola Municipal Boa Esperança: Transformando Conhecimento em Ação

Por Wadson Benfica

Publicado em: 02 de Outubro de 2023

A educação é uma ferramenta poderosa para moldar as mentes jovens e inspirar mudanças positivas na sociedade.

Na Escola Municipal Boa Esperança, localizada no município de Manaus, estado do Amazonas, um emocionante projeto liderado pela Professora Viviane Souza está fazendo exatamente isso.

Hoje, tivemos a honra de conhecer de perto esse projeto inovador que está transformando a aprendizagem em uma jornada prática e cativante.

O Projeto e seus protagonistas

O Projeto da Professora Viviane Souza aborda o tema das transformações reversíveis e não reversíveis, conceitos fundamentais na ciência.

As transformações reversíveis são aquelas que podem ocorrer nos dois sentidos, retornando ao estado inicial, enquanto as não reversíveis não têm essa capacidade sem a intervenção de agentes externos.

Sobre o projeto

Título: Transformações Reversíveis e Não Reversíveis: Transformando Açúcar em Algodão Doce

Autor: Viviane Souza da Silva

Instituição: Escola Municipal Boa Esperança

Resumo

O projeto aborda as transformações reversíveis e não reversíveis, explorando como esses processos ocorrem em nossa vida cotidiana.

Para tornar o aprendizado mais envolvente, o projeto se concentra na relação entre as transformações e os hábitos alimentares dos alunos, especialmente o consumo excessivo de açúcar.

Os alunos foram motivados a refletir sobre a importância do aquecimento de materiais para obter produtos diversos, enquanto aprenderam sobre as transformações reversíveis, exemplificadas pelas mudanças de estado físico da água.

Além disso, o projeto abordou as transformações não reversíveis, ilustradas de forma prática pela conversão de açúcar em algodão doce.

A Importância da educação ambiental

A educação ambiental e a conscientização sobre questões de saúde são pilares essenciais deste projeto.

Através do aprendizado prático, os alunos foram incentivados a considerar seu próprio consumo de açúcar, identificar os sintomas e compreender as implicações para a saúde.

Além disso, aprenderam sobre a importância da conservação da água e sua relação com o equilíbrio ambiental.

Resultados e lições aprendidas

Após a conclusão do projeto, os resultados foram evidentes. Os alunos não apenas assimilaram o conteúdo de maneira significativa, mas também mostraram um novo interesse em cuidar de sua saúde e do meio ambiente.

O projeto promoveu a socialização, interação e respeito entre os alunos, enquanto eles compartilhavam suas descobertas e ajudavam uns aos outros na jornada do aprendizado.

O Projeto da Professora Viviane Souza na Escola Municipal Boa Esperança é um exemplo inspirador de como a educação pode ser transformadora.

Ao tornar os conceitos científicos acessíveis e relevantes para a vida cotidiana dos alunos, o projeto não apenas enriquece seu conhecimento, mas também promove valores essenciais, como responsabilidade ambiental e saúde.

A educação, quando enraizada na prática e na experiência, pode moldar uma geração mais consciente e comprometida com um futuro melhor.

Parabéns à Professora Viviane Souza e seus alunos por essa conquista notável. Estamos ansiosos para ver como essas lições continuarão a impactar suas vidas e comunidade no futuro.

1. Amei muito professora viviane 👏👏👏👏 E algo maravilhoso para o aprendizado dos alunos

ResponderExcluir
  2. Estar de parabéns professora Viviane pelo seu desempenho e dos alunos.

3. Muito bom o projeto parabéns

ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo incentivo da Professora Viviane aos alunos e aos demais colegas de profissão. Está aprovado.