AULA 10 - Espaço e forma: construção e interpretação de representações espaciais simples

Objetivo Geral:

Introduzir aos alunos do Ensino Fundamental I o conceito de representações espaciais simples através da construção e interpretação de mapas do tesouro, estimulando a compreensão espacial, direções e escalas.

Objetivos Específicos:

·       Aprender a identificar e criar símbolos usados em mapas.

·       Entender e aplicar noções básicas de direção (norte, sul, leste, oeste).

·       Utilizar medidas simples para representar distâncias.

·       Desenvolver habilidades de interpretação de mapas seguindo instruções espaciais.

Público-alvo:

Alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

Duração:

1 aula de aproximadamente 60 minutos.

Materiais Necessários:

·       Papel ofício ou cartolina para a criação dos mapas.

·       Lápis, canetas coloridas e réguas.

·       Símbolos pré-cortados de papel (árvores, montanhas, rios, tesouros).

·       Compassos ou bússolas simples para ensinar direções.

Estrutura da Aula

1. Introdução (10 minutos)

·       Contar uma história envolvente sobre a descoberta de um mapa do tesouro antigo, ressaltando a importância de entender os símbolos, direções e escalas para encontrar o tesouro.

2. Discussão sobre Mapas (5 minutos)

·       Conversar com os alunos sobre o que eles já sabem sobre mapas e para que servem.

·       Introduzir conceitos básicos de representações espaciais, como símbolos, direções e escalas.

3. Criação de Símbolos (10 minutos)

·       Distribuir papéis e canetas para os alunos desenharem seus próprios símbolos de mapa (tesouros, obstáculos, pontos de referência).

·       Compartilhar e explicar os símbolos criados com a turma.

4. Construção do Mapa do Tesouro (15 minutos)

·       Formar pequenos grupos e entregar materiais para a construção de mapas do tesouro, usando os símbolos criados.

·       Orientar sobre como marcar direções e estimar distâncias usando medidas simples (passos, palmos).

5. Interpretação e Navegação (15 minutos)

·       Trocar os mapas entre os grupos e desafiar cada grupo a interpretar e seguir o mapa de outro grupo para encontrar um "tesouro" na sala de aula.

·       Observar e auxiliar os grupos na interpretação e navegação pelo mapa.

6. Discussão e Reflexão (5 minutos)

·       Reunir a turma para discutir a experiência, o que aprenderam sobre construção e interpretação de mapas, e como essas habilidades podem ser úteis na vida cotidiana.

Avaliação

·       Observar a participação ativa dos alunos na construção e interpretação dos mapas.

·       Avaliar a compreensão dos conceitos de direção, símbolos e escala através da capacidade dos alunos de seguir os mapas para encontrar os tesouros.

Encerramento:

·       Encorajar os alunos a aplicar os conceitos aprendidos ao explorar mapas reais e ao se orientarem em diferentes espaços.

Este plano de aula propõe uma abordagem lúdica e interativa para ensinar conceitos fundamentais de representações espaciais, visando desenvolver habilidades de navegação e compreensão espacial nos alunos de forma divertida e memorável.

BAIXE O MATERIAL COMPLETO: TEXTO DE APOIO, PLANO DE AULA E SIMULADOS