Vamos aprender as vogais: uma ferramenta lúdica para o ensino na educação infantil

Aprender as vogais é um dos primeiros passos no processo de alfabetização das crianças. Para tornar essa aprendizagem divertida e eficaz, podemos utilizar recursos lúdicos como músicas, que além de entreterem, facilitam a memorização e a compreensão dos conceitos básicos de nossa língua.

A música "Vamos aprender as vogais" é um excelente exemplo de como integrar diversão e educação, proporcionando uma experiência de aprendizado rica para os pequenos.

Letra da música e sua aplicação pedagógica

A canção começa com um refrão cativante que introduz as vogais A, É, I, O, U, apresentando-as como "amigos". Essa personificação das vogais cria uma conexão emocional com as crianças, o que pode ajudar na retenção dos sons e símbolos.

Cada verso da música é dedicado a uma vogal, associando-a a uma palavra que começa com a mesma letra e a uma cena ou ação que pode ser facilmente visualizada e atuada pelas crianças:

• A é associado com "Amor" e "Abraços", conceitos familiares e afetivos para as crianças.
  • É de "Elefante", introduz um elemento de brincadeira e movimento.
  • I de "Índio", estimula a imaginação e exploração.
  • O de "Ovo", traz uma cena cotidiana e uma noção de consequência ao cair e quebrar.
  • U de "Urso", combina o interesse por animais com atividades lúdicas, como subir em um carrossel.

Implementação em sala de aula

Professores da educação infantil podem usar essa música de várias maneiras:

1. Canto coletivo: Ensinar a música e cantar em conjunto, o que estimula a memória auditiva e a coesão grupal.
  2. Atividades de artes: Criar desenhos ou colagens que representem cada um dos personagens e situações mencionados nos versos.
  3. Dramatizações: Encenar as histórias contadas em cada verso, o que ajuda na compreensão do significado das palavras e no desenvolvimento da expressão corporal e verbal.

Recursos adicionais para os professores

Para facilitar a utilização desta música como ferramenta de ensino, sugere-se disponibilizar dois formatos adicionais:

• Vídeo da música: Um vídeo animado que ilustre os cenários e personagens mencionados na música, captando o interesse visual das crianças e oferecendo um recurso a mais para os educadores que utilizam dispositivos eletrônicos em sala.
  • Áudio da música: Disponibilização da música em formato de áudio para ser usada em diferentes momentos da rotina escolar, permitindo que a música seja um recurso acessível mesmo sem o suporte visual.

A música "Vamos aprender as vogais" é mais do que uma canção infantil; é uma estratégia pedagógica que transforma o aprendizado em uma atividade prazerosa e interativa. Através desta canção, os educadores podem enriquecer suas aulas, tornando o processo de alfabetização mais atrativo e significativo para as crianças. Esta abordagem não só apoia o desenvolvimento linguístico dos alunos, mas também promove suas habilidades sociais e criativas.

Áudios em 2 versões da música

Ouça e siga também em nosso canal no Spotify